Chuva constante já dura três semanas em SC e previsão indica que tempo segue instável – Diário Catarinense

Desligado

Há pelo menos três semanas as regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Sul e Norte do Estado tiveram dias seguidos de tempo instável, por consequência de ventos úmidos que avançam do mar em direção ao continente, causando chuva na maior parte do tempo. Em Florianópolis, no intervalo de 21 dias, entre 15 de março e 4 de abril, a chuva esteve presente em 20 dias, segundo a técnica em meteorologia Bianca de Souza. Por outro lado, em Chapecó, no Oeste do Estado, o último registro de chuva foi no dia 17 de março.

Os ventos úmidos estão mantendo as nuvens mais presentes por aqui desde o dia 18 de março. Elas até permitiram alguns dias de sol nesse período, mas a chuva, de uma maneira ou de outra, esteve presente em todos esses dias. Do outro lado do Estado, no Oeste e Meio Oeste, essa umidade do mar não chegava e um ar seco influenciava o tempo. E por isso, nessas últimas três semanas a chuva não aparecia por lá, pelo menos não uma chuva significativa — explica Bianca.

Esse cenário muda a partir desta quarta-feira, 5, com o avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil, que acaba dando fim ao ar seco que estava sobre o Oeste do Estado. A circulação marítima também não está mais influenciando o Litoral e áreas próximas.

Na quinta-feira a frente fria se afasta aos poucos do Estado permitindo maiores aberturas de sol em todas as regiões, mas ainda há chance de chuva passageira, principalmente entre Litoral, Vale do Itajaí e Norte. Na sexta-feira o sol aparece em todas as regiões com tempo seco em boa parte das cidades. No fim do dia, áreas do Oeste podem ter uma chuva passageira e aumentam as nuvens ao longo da tarde no Litoral, por conta da umidade que avança do mar trazendo instabilidade.

Fonte: Chuva constante já dura três semanas em SC e previsão indica que tempo segue instável – Diário Catarinense

%d blogueiros gostam disto: