Entenda o que é inteligência relacional e como pode contribuir para uma gestão | IBC Coaching

Desligado

Embora a inteligência racional geralmente seja o foco utilizado para a identificação de talentos e potencialidades dos indivíduos, ela nem sempre é suficiente para garantir o desenvolvimento de profissionais de excelência. Além da inteligência racional, as pessoas devem se atentar também para o aperfeiçoamento da Inteligência Relacional.

O que é Inteligência Relacional?

Trata-se da capacidade de o ser humano lidar consigo mesmo, reconhecendo e respeitando suas qualidades, pontos de melhoria e limitações. Fazendo isso, a pessoa consegue compreender sua participação nas relações com os outros, bem como escolher como será essa interação.

Para que uma relação humana seja saudável, é preciso que a pessoa se respeite, se ame e reconheça suas individualidades. A partir daí, ela conseguirá crescer, evoluir e construir um relacionamento benéfico, seja com quem for. Para que isso de fato ocorra, não é necessária a extinção das diferenças entre as pessoas, mas o respeito à individualidade de cada um. A capacidade de se comunicar é essencial para que todo esse processo seja possível, pois a capacidade de falar e ouvir são as principais maneiras de o ser humano se comunicar e se conectar com o outro. A falta de comunicação, por sua vez, pode afastar as pessoas e converter a tomada de decisão em algo ainda mais difícil. A partir do momento que um indivíduo se comunica com o outro, ele expande a sua capacidade relacional, torna-se mais maduro e constrói relacionamento mais duradouros.

Para que a Inteligência Relacional seja exercida, é preciso tempo. É necessário que a pessoa consiga trabalhar mente e corpo, se tornando apta a respeitar a individualidade de cada um. A qualidade das relações humanas será capaz de ditar o sucesso da pessoa na vida pessoal e na vida profissional.

Inteligência Relacional no ambiente corporativo

As empresas são um campo fértil para o desenvolvimento da Inteligência Relacional, visto que as pessoas precisam estabelecer conexões com seus colegas de trabalho e lidar com as diferenças de cada um, além de desenvolver habilidades para que o desempenho profissional seja aperfeiçoado.

Por conta disso, a tendência é que as organizações busquem por colaboradores capazes de equilibrar a inteligência racional e a Inteligência Relacional, de modo que a organização consiga aproveitar o máximo do potencial de cada um.

A Inteligência Relacional é uma ótima ferramenta para uma gestão de excelência. Qualquer gestor é capaz de aprimorar e exercer sua Inteligência Relacional, e o primeiro passo inevitavelmente é a prática do autoconhecimento. Por meio do auxílio de um Coach, o gestor poderá ser abastecido com técnicas e ferramentas para começar este processo de autoconhecimento, se tornando capaz de compreender os perfis de cada pessoa, desenvolver novas formas de relacionamento e lidar com eventuais conflitos.

Veja a matéria completa no Portal IBC: Entenda o que é inteligência relacional e como pode contribuir para uma gestão | IBC Coaching

%d blogueiros gostam disto: