Entenda como funciona a técnica de ensaio mental | IBC Coaching

Desligado

via Portal IBC

As frustrações, a falta de perspectiva e os obstáculos do dia a dia são aspectos que podem fazer com que a pessoa desenvolva uma postura mental negativa. Como consequência, ela pode apresentar bloqueios e crenças limitantes, tornando-se ansiosa, insegura e sem forças para mudar as situações que a impede de realizar seus sonhos e desejos.Para reverter este quadro negativo, o Coaching possui um processo chamado Ensaio Mental, que tem o objetivo de auxiliar o indivíduo em momentos que ele tem dificuldade para agir.

Algumas dessas situações são: Bloqueio para falar em público; Dificuldade para dirigir; Resolução de conflitos de relacionamento; Barreiras em entrevistas de emprego.

A ideia é que a pessoa mentalize um possível cenário e suas possibilidades, estudando suas atitudes diante da situação e obtendo feedbacks sobre sua maneira de agir. Tudo isso ocorre em um ambiente equilibrado, para que o indivíduo consiga aprimorar suas ações e melhorar suas atitudes, resultando em uma maneira eficiente para superar os bloqueios identificados.Isso ocorre porque grande parte das limitações do ser humano são resultado da falta de conhecimento sobre si mesmo, e o Ensaio Mental se baseia justamente em um processo de autoconhecimento que traz respostas ao indivíduo, mostrando a ele quais são as situações e atitudes que estão impedindo suas ações e seu crescimento. Como consequência, ele se torna capaz de enfrentar a adversidade em sua forma real.

Para que todo o processo ocorra de maneira eficaz, a pessoa precisa ver, ouvir e sentir como se ela estivesse de fato praticando a ação.

Passos para a execução do Ensaio Mental

1 – Visualizar o que precisa ser mudado

O indivíduo observa a situação atual, cada detalhe que a compõe e como ele se sente a respeito dela.Identificar o que precisa ser modificado

A pessoa revisa a etapa anterior e aponta as mudanças necessárias para melhorar a situação observada. Neste momento, ela pode recriar cenas, alterar sentimentos e sensações, estabelecer diálogos, entre outras coisas.

2 – Alterar a situação com as mudanças identificadas

O indivíduo deve refazer a situação com as mudanças apontadas e verificar o efeito de cada alteração, avaliando se elas realmente foram capazes de trazer resultados positivos.

3 – Se transformar na pessoa da situação

A situação deve ser novamente pensada, mas agora a pessoa não está mais assistindo a cena, mas vivenciando o momento. O intuito é identificar quais sentimentos a situação em questão proporciona e quais serão as reações do indivíduo.

4 – Criar uma conexão com o futuro

Com toda a situação roteirizada, agora é o momento de o indivíduo imaginar como será quando a situação realmente acontecer. É importante que a pessoa pense em como ela deseja que a situação termine e quais serão suas atitudes em relação às mudanças.

O Ensaio Mental se torna verdadeiramente eficaz quando o indivíduo possui metas estabelecidas a respeito do que ele deseja fazer. A ferramenta é uma ótima forma para que a pessoa identifique e corrija suas reações em determinada situação, treinando em um ambiente controlado. Trata-se de uma maneira muito eficiente para que o indivíduo consiga se conhecer e, assim, desenvolver as habilidades necessárias para que ele vença suas crenças limitantes e consiga atingir o resultado que deseja.

Imagem: agsandrew / Shutterstock

Fonte: Entenda como funciona a técnica de ensaio mental | IBC Coaching

%d blogueiros gostam disto: