Porto De Vitória Vai Receber Navios Maiores A Partir Do 2º Semestre, Diz Codesa

Desligado

As obras de dragagem do Porto de Vitória chegaram ao momento final. Segundo o presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Luis Claudio Montenegro, a remoção de rochas e sedimentos deve ser concluída ainda no mês de abril e, a partir do segundo semestre, o porto passará a receber navios de maior porte.De acordo com Montenegro, faltam apenas cerca de 3,5 mil metros cúbicos de material a ser dragado.

No total, segundo o presidente da Codesa, já foram dragados mais de 3 milhões de metros cúbicos.“Nesse momento, nós estamos tirando esses 3,5 mil metros cúbicos restantes para que a gente possa chegar nas cotas do projeto e, assim, liberar o canal de acesso de Vitória para um novo patamar de navios e de volume de cargas que vai nos tornar mais competitivos no mercado internacional”, afirmou.

Com a retirada desse volume, as obras chegam ao limite previsto no contrato. Para avançar além do previsto, será necessário fazer um aditivo no contrato atual ou, até mesmo, fazer um novo contrato. Segundo o presidente da Codesa, o assunto já é discutido com o Ministério dos Transportes.

Luis Claudio Montenegro também explicou que, após a dragagem dos 3,5 mil metros cúbicos restantes, as metas do projeto serão atingidas, já que, no canal de acesso, o calado de 14 metros já foi alcançado, restando apenas a adequação da bacia de evolução para 13,5 metros.Com esse trabalho, o Porto de Vitória será reinserido no cenário do mercado internacional, na avaliação do vice-governo Cesar Colnago (PSDB). “Ganha porque retoma as linhas das rotas internacionais a partir de agora. Evidentemente, existe uma limitação por conta da bacia de evolução. No entanto, nós retomamos a capacidade de fazer boa parte do nosso comércio exterior pelo Porto de Vitória”, analisou.Para que navios de maior porte possam entrar no Porto de Vitória, é preciso que a Marinha homologue o novo calado do canal de acesso, segundo Luis Claudio Montenegro

Fonte: G1

Fonte: Porto De Vitória Vai Receber Navios Maiores A Partir Do 2º Semestre, Diz Codesa – MercadoMaritimo.com.br

%d blogueiros gostam disto: