Exportação de carne pelo Maranhão será 80% mais ágil | Portogente

Desligado

https://i0.wp.com/enova.com.br/wp-content/uploads/2017/04/1200px-Porto_do_Itaqui.jpg?resize=690%2C518&ssl=1

O Porto do Itaqui, no Maranhão, se prepara para ser o principal ponto de escoamento da carne brasileira processada da região Centro-Norte do Brasil pra o exterior. Com a série de novos investimentos do Governo do Maranhão, já em andamento, acompanhados das características do Porto, a expectativa é que o tempo dos processos burocráticos para a exportação caia em torno de 80% em relação aos trâmites tradicionais.

De acordo com o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, as negociações e tratativas para a inserção do Porto no mercado de exportação de carne processada levam em consideração também peculiaridades do complexo portuário que o colocam em local de destaque, como sua profundidade, sua localização e principalmente a sua interligação ferroviária com a região. “Todos esses diferenciais, somados ao desempenho da nossa Receita Federal, considerada hoje a mais eficiente do Brasil, além de todos os investimentos em tecnologia por parte do Governo do Maranhão, irão garantir fretes mais competitivos, menos tempo e um processo muito mais dinâmico”, apontou Lago.

Ainda de acordo com o dirigente, a modernização inclui diversas etapas, desde a inspeção até a emissão da documentação para exportação. Todas essas etapas reforçam a garantia da qualidade da carne, pela transparência do processo e pela tecnologia que está sendo investida. “Dentre as iniciativas, uma delas é eliminar o papel. A carga praticamente não vai parar. Vai sair da origem e ir quase direto para o destino final. Ou seja, vamos diminuir o máximo tempo possível de desembaraço do contêiner, passando de 60 horas para três a cinco horas, em média”.

Outro ponto de avanço é a questão da rastreabilidade, ou seja, o acompanhamento de todo o processo de exportação da carne processada. “Isso é muito importante neste momento que se questiona, de forma errônea, a qualidade da carne brasileira, que é, sem dúvida, uma das melhores do mundo”, reforçou o presidente.

Foto: Wikipedia

Fonte: Exportação de carne pelo Maranhão será 80% mais ágil – Portogente

%d blogueiros gostam disto: