Portonave comemora 10 anos com mais de 5 mil escalas de navios | Portal Marítimo

Desligado

por Portal Marítimo

Em 2017 a Portonave S/A – Terminais Portuários de Navegantes completa 10 anos de operação na movimentação de contêineres. Neste período foram movimentados mais de 5,5 milhões de TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) e recebidas mais de 5 mil escalas de navios. Neste ano o Terminal atingiu o segundo lugar em movimentação de contêineres no país, com 11% do total, segundo ranking divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Os dados consideram o acumulado de 2016.

Depois de fechar o ano passado com desempenho 34% superior a 2015 na movimentação de contêineres – foram movimentados 910.870 TEUs – o Terminal teve o melhor primeiro bimestre da história em 2017, somando 145.819 TEUs operados, o que representou um crescimento de 8% comparado aos dois primeiros meses do ano anterior.

Terminal se destaca por seus equipamentos de ponta que refletem em sua produtividade

Um dos principais índices de eficiência, a produtividade, também apresentou crescimento em 2016. Com 11% a mais que 2015, a produtividade por navio atingiu 115 mph (movimentos por hora) na Portonave.

O ano de 2016 trouxe ainda outros resultados positivos para a empresa. O Terminal concluiu a eletrificação dos seus guindastes RTG, gerando uma redução de 62% no consumo de diesel e contribuindo para o meio ambiente; foi entregue à comunidade o Projeto Nossa Praia – no qual a Portonave promoveu a recuperação da orla de Navegantes, e recuperação de dunas com o plantio de mudas nativas e retirada de vegetação exótica e a construção de cerca de 10Km de deck em madeira. Ainda, em 2016 o Terminal conquistou prêmios, como o Prêmio ADVB/SC, Prêmio Ser Humano da ABRH-SC, Prêmio Expressão de Ecologia, Prêmio Fritz Müller e Certificado de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Terminal está localizado em ponto estratégico, tendo uma posição de destaque e facilidade de acesso

INFRAESTRUTURA

O terminal possui uma área de 400 mil m², com uma capacidade de armazenagem de 30 mil TEUse câmara frigorífica (Iceport) com 15.800 posições disponíveius para armazenamento em pallets.

Seus equipamentos são 6 STS (portêiner), 18 RTG (transtêiner), 40 Terminal Tractor, 4 Empilhadeiras para contêiner vazio, 5 Reach Stackers e 1Scanner HCVM-T.

O cais possui 900 metros, com 3 berços e atracação e toda essa estrutura permite um volume de 1,5 milhão de TEUs movimentados por ano.

Entre as suas certificações, a Portonave foi o primeiro terminal portuário do país a ser certificado como Operador Econômico Autorizado (OEA) – programa da Receita Federal que garante vantagens como a aceleração na liberação da carga e redução na duração do trânsito aduaneiro, além do exame prioritário para participação em todos os novos programas de processamento da carga da Receita.

Por Redação

Fonte: Portonave comemora 10 anos com mais de 5 mil escalas de naviosPortal Marítimo | Portal Marítimo

%d blogueiros gostam disto: