Defesa Civil alerta para chuva forte em Maceió nos próximos dias | Gazeta Web

Desligado

Na quinta-feira, volume deve ser de forte a moderado, diz previsão

A secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil informou nesta terça-feira (11) que a previsão para os próximos dias é de chuva com certa intensidade em Maceió, em especial na quinta-feira (13), quando o volume que deve cair na capital é considerado de moderado a forte.

De acordo com o secretário-adjunto especial de Defesa Civil, Dinário Lemos, a previsão é baseada nos dados da Sala de Monitoramento da Secretaria de Estado de Recursos Hídricos (Semarh). Ele explica que, apesar da estimativa de chuva mais intensa, o volume é consideravelmente normal para o período em decorrência da quadra chuvosa. Dinário também reforça que a Defesa Civil permanece monitorando as áreas de risco e conta que os órgãos municipais estão mobilizados para agir em casos de emergência.

“Há quatro anos realizamos a Operação Inverno, que antecede a quadra chuvosa, para reduzir os riscos nos dias em que o volume de água pluvial é maior. De forma integrada, a Prefeitura realiza limpeza em galerias e riachos, desobstruindo a passagem da água para facilitar o escoamento. Agora, com a previsão, permaneceremos com o trabalho integrado para atender a população nos casos de emergência”, afirma o secretário-adjunto.

Sobre a previsão, a coordenadora de monitoramento e avaliação social da Defesa Civil, Joana Borba, explica que até esta quarta-feira (12) Maceió deve registrar chuva de nível fraco, com pancadas de vento. Já para quinta-feira (13), a informação é de que o volume de água pluvial seja de moderado a forte, o que leva a Defesa Civil a alertar a população das áreas de risco. Apesar da previsão, Joana ressalta que o quantitativo está dentro da normalidade.

Segundo a coordenadora, o volume de chuva previsto para o mês de abril é de 268 milímetros durante os 30 dias. Até essa segunda-feria (10), as informações dos 14 pluviômetros instalados em regiões estratégicas da capital apontam 43 milímetros de chuva.

Monitoramento

A Defesa Civil conta com a participação da comunidade no trabalho de monitoramento, parceria que ocorre por meio dos Nudecs – Núcleos de Defesa Civil. O órgão vinculado à Semds está à disposição de todos os cidadãos e, segundo orienta Dinário Lemos, quem se sentir ameaçado deve acionar as equipes pelo número 0800 030 6205.

Além do 0800, de segunda a sexta, a população pode acionar a Defesa Civil pelo 3315-1437 e, aos finais de semana, a orientação é procurar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Para atendimento presencial, a Defesa Civil Municipal fica na Rua Marques de Pombal, s/n, Vergel do Lago (em frente ao Conselho Tutelar do Vergel, próximo à Praça Padre Cícero). O horário de funcionamento é de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Fonte: Gazetaweb

%d blogueiros gostam disto: