Portonave patrocina projeto de educação ambiental | Portonave

Desligado

Promover a educação ambiental e despertar para o protagonismo das crianças e jovens no cuidado com o nosso meio ambiente são alguns dos objetivos do Projeto Estrelas do Mar. Patrocinado pela Portonave por meio do Fundo da Infância e da Adolescência, o projeto realizará oficinas socioambientais em oito escolas de Navegantes durante o ano de 2017.

No dia 29 de março aconteceu a abertura desta edição, na Escola Maria Ivone Muller dos Santos, no Bairro São Paulo. Participaram do evento representantes da Portonave, do Instituto Ilhas do Brasil – que vai desenvolver o projeto –, membros do GTEAN (Grupo de Trabalho de Educação Ambiental de Navegantes), além da Superintendente da FUMAN, Cláudia Angioletti, e do secretário-adjunto de Educação, Romulo César Pereira. Todos destacaram a importância de tratar sobre o tema, principalmente em formar cidadãos mais conscientes.

Desenvolvido pelo Instituto Ilhas do Brasil, o Projeto Estrelas do Mar é reconhecido como uma tecnologia social pela excelência de suas ações ligadas ao protagonismo de crianças e adolescentes entre seis e 18 anos, que vivem em comunidades de pesca artesanal e cidades costeiras do Brasil. Este ano o projeto terá workshops sobre respeito ao meio ambiente, cidadania, filosofia, habilidades sociais e valorização da cultura local. Ao todo serão 64 oficinas nas oito escolas. Entre as unidades participantes, seis são municipais: Maria Hostim da Costa, Prof. Izilda Reiser Mafra, Rosa Maria Xavier de Araújo, Prof. Badia de Faria, Prof. Maria Ivone Muller dos Santos. Uma é estadual: São José e uma é particular: Sinergia. A expectativa é que 16 turmas e cerca de 400 alunos sejam envolvidos nas atividades.

Além disso, por meio da doação de cartilhas educativas desenvolvidas pela Portonave, as crianças aprenderão sobre as características e necessidade de preservação da área de restinga da praia de Navegantes. Todas as atividades acontecerão no espaço de cada escola contribuindo para uma educação integral de qualidade. Estão planejadas também algumas vivências e atividades de campo para complementar o aprendido durante as oficinas.

Este é o segundo ano que o Terminal Portuário de Navegantes patrocina o projeto. Em 2016, 270 crianças e adolescentes participaram de 12 workshops sobre separação de resíduos realizados em três escolas municipais de Navegantes.

  Por Melissa

Fonte: Portonave patrocina projeto de educação ambiental – Portonave

%d blogueiros gostam disto: