Grupos setoriais do Plano Inverno se reúnem na Defesa Civil de Petrópolis -RJ | A Voz de Petrópolis

Desligado

Reuniões dos grupos setoriais que compõe o “Plano Inverno” foram iniciadas nesta quinta-feira (27.04).  Neste primeiro momento, os órgãos estão debatendo os planos de ação de cada umas das entidades envolvidas. Os encontros aconteceram na sede da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias, que é responsável pela organização das atividades. Participaram representantes de todas as secretarias municipais, assim como o Exército, Aeronáutica e Corpo de Bombeiros.

“Estamos preparando o primeiro plano de contingência de inverno da história de Petrópolis. Assim como determinou o prefeito Bernardo Rossi, todos os setores da Prefeitura estão trabalhando em conjunto para oferecer uma resposta mais rápida e eficaz para a população no momento de um desastre. É importante ressaltar o apoio das Forças Armadas – Exército e Aeronáutica – além do Corpo de Bombeiros ”, afirma o secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato Vaz.

Pela manhã, o eixo “Governança”, que reuniu representantes de todas as secretarias municipais, discutiu sobre os locais em que os casos de incêndios são recorrentes.

“É importante mapearmos os locais em que existem casos recorrentes. Naquele espaço, de alguma forma, precisamos atuar e ficar mais atentos. Não podemos prever o incêndio, mas com o espaço mapeado, a resposta é muito mais eficaz”, explica o secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio.

Durante a tarde, o grupo “Combate a Incêndio Florestal”, definiu os dias 25 e 26 de maio para os dois simulados do plano: incêndio florestal e estiagem, respectivamente. O comandante do Corpo de Bombeiros de Petrópolis, Agostinho Sequeira, falou sobre a prática e a capacitação que será oferecida pelos Bombeiros.

“O simulado é importante, assim como a capacitação das equipes da Defesa Civil e das Forças Armadas. Até o final de maio, o objetivo é estarmos com todas as equipes alinhadas”, disse.

Nesta sexta-feira (28.04), será a vez do grupo “Repressão e Fiscalização” – que reúne as Polícias Civil e Militar, além de órgãos ambientais. Em maio, será a vez dos grupos “Apoio” – que reúne ONGS, Igreja, Associações de Moradores, Clubes, Roer e Escoteiros – “Concessionarias” – que conta com a Águas do Imperador, Enel e CEG, e por último, o “Legislativo” – composto pelos vereadores da cidade, estarem reunidos. O “Plano Inverno” será apresentado no dia 20 de junho, data em que começa o inverno.

“No dia 20, vamos apresentar um plano completo, com aparticipação de todos os setores da Prefeitura, forças armadas, ONGS, concessionarias e o poder legislativo, além das polícias Civil e Militar e a Cruz Vermelha. Dessa forma, estaremos mais preparados para atuar no momento de crise”, completa o secretário Paulo Renato Vaz.


Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social: Prefeitura Municipal de Petrópolis
Edição: R.Loureiro

Fonte: Grupos setoriais do Plano Inverno se reúnem na Defesa Civil – A Voz de Petrópolis

%d blogueiros gostam disto: