Dispositivo “PORTA-DROGAS” é encontrado preso a casco de navio no Porto de Santos | Segurança Portuária em Foco

Desligado

 

Caixa de metal foi localizada por mergulhadores durante inspeção em uma embarcação. Dentro dela, estavam quase 34 quilos de cocaína
Um dispositivo ilegal foi localizado fixado ao casco de um navio no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, na noite de segunda-feira (8). Dentro dele, estavam 33,84 kg de cocaína, que seriam transportados clandestinamente à Europa. É a primeira vez que um flagrante nesta modalidade de narcotráfico é feito no cais santista.
A caixa preta de metal foi encontrada por mergulhadores durante inspeção rotineira na estrutura do navio Orange Blossom 2, atracado em um terminal da margem esquerda, em Guarujá (SP). Ela estava instalada na parte frontal (proa) da embarcação, próximo ao hélice de propulsão para manobras laterais, conhecido como bow thruster.
O comandante do navio, cuja bandeira é da Libéria, foi notificado e acionou as autoridades federais. A equipe do Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom) da Polícia Federal foi à embarcação e solicitou apoio aos mergulhadores do Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros (GBMar) para localizar e retirar a caixa metálica.
O dispositivo único estava fixado ao casco do navio, entre 6 e 7 metros abaixo da linha d’água. Segundo a Polícia Federal, ele estava preso dentro do tubo onde se localiza o hélice, por meio de fitas e catracas, apropriadas para transporte e imobilização de cargas. Todo o material foi recolhido e levado à Delegacia da PF, no Centro de Santos.
A caixa tem pouco mais de um metro de comprimento e 40 centímetros de largura. Dentro dela, estavam 30 tabletes da droga, envoltos em plástico colorido. Este compartimento estava selado, de modo que não fosse possível entrar água, mesmo com a movimentação brusca em manobras ou com a trepidação da embarcação.

A matéria completa e mais detalhes você encontra no site  da Segurança Portuária em Foco, em DISPOSITIVO ‘PORTA-DROGAS’ É ENCONTRADO PRESO A CASCO DE NAVIO NO PORTO DE SANTOS

%d blogueiros gostam disto: