Integração do São Francisco deve abastecer 12 milhões de pessoas | Portal Brasil

Desligado

Conclusão das obras que se estendem por mais de 400 quilômetros no semiárido foi prioridade no último ano de governo

Publicado no Portal Brasil em 11/05/2017

Durante o período em que o Nordeste enfrentou a maior seca dos últimos 100 anos, o governo federal ampliou as iniciativas para abastecer as cidades da região que sofreram impactos durante a estiagem.

Para garantir o abastecimento da população do semiárido, o governo regularizou pagamentos atrasados e, em 2016, o volume de repasses chegou a R$ 1,372 bilhão.

Em março deste ano, o presidente da República, Michel Temer, inaugurou a etapa do Eixo Leste da Integração do Rio São Francisco. As obras já estão levando água e desenvolvimento para 4,5 milhões de moradores de Pernambuco e Paraíba ao longo de 217 quilômetros.

No Eixo Norte, que corta os estados do Ceará e Rio Grande do Norte, 98,28% dos 260 quilômetros previstos já foram construídos. A Integração do Velho Chico é considerada a maior obra de infraestrutura hídrica do País, dentro da Política Nacional de Recursos Hídricos para apoiar regiões que enfrentam longos períodos de estiagem.

A expectativa é de que 12 milhões de pessoas sejam beneficiadas. Entre maio de 2016 e março de 2017, foram destinados R$ 602 milhões no Projeto de Integração do Rio São Francisco. A obra contemplará 294 comunidades rurais de 390 municípios nos quatro estados. Iniciada em 2007, a obra de integração foi idealizada há dois séculos e apenas agora se encaminha para o encerramento.

avanço das águas

 

Fonte: Integração do São Francisco deve abastecer 12 milhões de pessoas — Portal Brasil

%d blogueiros gostam disto: