Obras do Canal do Xingó levarão água do São Francisco à Bahia e Sergipe | Portal Brasil

Desligado

Empresa responsável pelo projeto da 1ª fase das obras será anunciada em junho; 70 mil pessoas serão beneficiadas nos dois estados

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) anunciará, no dia 29 de junho, a empresa responsável pela elaboração do projeto básico da primeira fase do Canal do Xingó. A iniciativa levará água do Rio São Francisco a cerca de 70 mil moradores de quatro municípios dos estados da Bahia e de Sergipe.

O projeto orientará a construção dos primeiros 114,5 quilômetros do canal, composto por túnel, aquedutos, barragens, estruturas de controle, pontes e passarelas.

A captação da água do rio São Francisco será realizada no reservatório de Paulo Afonso (BA). De lá, a água corre pelo município de Paulo Afonso e passa por Santa Brígida (BA) e Canindé do São Francisco (SE) até chegar ao reservatório R-5, no município de Poço Redondo (SE).

A ação faz parte do conjunto de medidas do governo federal para garantir abastecimento à população, que vive em regiões atingidas pela seca prolongada, além de assegurar condições de desenvolvimento econômico regional.

O investimento da União, estimado na elaboração do Projeto, é de R$ 14,7 milhões. A execução da primeira etapa tem previsão de investimento de R$ 871 milhões.

Ampliação do abastecimento

As três etapas seguintes do empreendimento ampliarão o abastecimento aos municípios sergipanos de Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe e Nossa Senhora da Glória, completando 290 quilômetros de extensão do empreendimento.  Mais de 142 mil pessoas serão beneficiadas na região.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Integração /Obras do Canal do Xingó levarão água do São Francisco à Bahia e Sergipe — Portal Brasil

%d blogueiros gostam disto: