Sedec-RJ participa de seminário nacional sobre gestão de risco em casos de desastres naturais | SEDEC

Desligado

por Ângela Góes

Uma equipe do Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) representou a Secretaria de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (Sedec-RJ) no I Seminário Nacional de Avaliação dos Alertas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em São José dos Campos. O evento, que aconteceu entre os dias 4 e 6 de abril, no Parque Tecnológico da cidade, discutiu propostas para melhorar a qualidade dos alertas e da gestão de risco em casos de desastres naturais.

O encontro reuniu cerca de 200 representantes das Defesas Civis estaduais e municipais de todo o Brasil, pesquisadores e tecnologistas, além de profissionais das áreas de monitoramento e de gestão de riscos de instituições federais, estaduais e municipais. À frente da comitiva fluminense, o tenente-coronel Rodrigo Werner, diretor do Cemaden-RJ, foi convidado para compor duas mesas-redondas sobre Avaliação dos Alertas de Enxurradas e sobre Fluxo de Informações e Protocolos.

– As discussões são sempre de imensa relevância para o constante aperfeiçoamento da nossa força de trabalho e, consequentemente, da proteção aos cidadãos que habitam em áreas de risco – afirmou o oficial.

A major Sílvia Santana do Amaral, o 2º sargento João Carlos Araújo Moreira, o cabo Leandro de Souza Camargo e as geólogas colaboradoras Ingrid Lima e Aline Pimentel também participaram do seminário, que contou ainda com palestras técnico-científicas sobre monitoramento e prevenção de riscos de desastres naturais.

O Estado do Rio de Janeiro também esteve representado pelas defesas civis municipais de Angra dos Reis, Tanguá e Magé, que puderam dividir experiências na integração entre municípios, estado e união. Sugestões para a melhoria do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil também foram apresentadas.

Fonte: Defesa Civil do Rio de Janeiro

%d blogueiros gostam disto: