Alemanha destina novos recursos ao Brasil | InforMMA

Desligado
por Ministério do Meio Ambiente / Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)

Aporte financeiro de 10 milhões de euros financiará projetos nas áreas de adaptação à mudança do clima e unidades de conservação. 

LUCAS TOLENTINO

A Alemanha destinará 10 milhões de euros para apoiar o Brasil em projetos na área ambiental. O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, e o diretor-geral do Ministério do Meio Ambiente da Alemanha, Karsten Sach, anunciaram nesta terça-feira (27/06) o investimento que financiará projetos de adaptação à mudança do clima e conservação da biodiversidade. A destinação é um ajuste complementar à parceria já existente entre os dois países.

O ministro Sarney Filho destacou a importância da cooperação entre os governos brasileiro e alemão, que ocorre há mais de 45 anos. Além dos dois novos aportes financeiros assinados nesta terça-feira (27/06), há ações em andamento voltadas para temas como gestão da biodiversidade marinha e costeira. “A Alemanha é o país que tem a maior parceria histórica na área socioambiental com o Brasil e vamos intensificá-la”, declarou.

Para o diretor-geral do Ministério de Meio Ambiente alemão, a parceria trouxe avanços importantes para a conservação ambiental e deve ser continuada. “Temos bastante orgulho desta exitosa cooperação com o Brasil”, afirmou. Karsten Sach ressaltou a intenção de fortalecer a parceria. “Reconhecemos que os impactos da mudança do clima estão aumentando e, por isso, é necessário agir”, exemplificou.

A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) registra a assinatura recente de um total de 26 ajustes complementares vinculados ao acordo básico de cooperação entre Brasil e Alemanha. “Isso demonstra o enorme esforço conjunto dos dois países no sentido de aprimorar as nossas relações bilaterais, que já são excelentes”, afirmou o diretor da ABC, embaixador João Almino.

APOIO

Com valor de 5 milhões de euros, o projeto de Apoio ao Brasil na Implementação da Agenda Nacional de Adaptação à Mudança do Clima contribuirá para aumentar a resiliência no Brasil em um prazo de cinco anos, a contar de 2017. A iniciativa vai considerar os riscos climáticos em políticas nas esferas federal, estadual e municipal com o intuito de estabelecer ações em nível local, além de sensibilizar setor privado e sociedade civil para oportunidades diante da mudança do clima.

O valor destinado ao projeto de Consolidação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC LifeWeb) também será de 5 milhões de euros, com execução prevista até 2020. A ação tem o objetivo de administrar as áreas protegidas brasileiras em prol da preservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos. Entre os componentes, estão a preparação de planos de manejo e proteção e o fornecimento de infraestrutura e equipamentos para UCs ameaçadas selecionadas e para parques com potencial atrativo.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227

Fonte: Notícias – InforMMA

%d blogueiros gostam disto: