Portal Único desburocratiza operações para exportadores | Portal Brasil

Desligado
por Portal Brasil / Arquivo/Agência Brasil
Medida reduz documentação necessária em transações aduaneiras no porto de Santos e em Uruguaiana e Foz do Iguaçu (RS)
28/06/2017 16h46  – O Portal Único do Comércio Exterior, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, vai reduzir a burocracia para exportadores brasileiros que enviam cargas por vias marítimas ou rodoviárias.

A medida vai valer para as exportações sujeitas exclusivamente a controle aduaneiro, realizadas por meio do Porto de Santos e das unidades aduaneiras em Uruguaiana e Foz do Iguaçu (RS). O Porto de Santos é responsável por um terço de todas as exportações feitas no modal marítimo. Já Uruguaiana e Foz do Iguaçu respondem por mais de 50% do que o Brasil exporta por meio rodoviário.

Mais de US$ 50 bilhões de exportações anuais já podem se beneficiar de processos mais simples, rápidos e baratos no comércio exterior. A plataforma reduz a quantidade de documentos exigidos nas operações ao oferecer a Declaração Única de Exportação.

Além disso, processos que são realizados de forma sequencial (despacho aduaneiro, movimentação de cargas, licenciamento e autorizações) já podem ser feitos simultaneamente, gerando importante economia de tempo para as empresas.

A programa começou a ser implementado em março, inicialmente para os modais aéreos. A estimativa da Fundação Getulio Vargas é que, quando for concluído, deve trazer um incremento de US$ 23,8 bilhões ao Produto Interno Bruto (PIB) em 2018.

Com as facilidades e as ferramentas de desburocratização disponíveis no Portal Único, a previsão é que haja um incremento anual entre 6 e 7% na corrente de comércio.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços

Fonte: Portal Único desburocratiza operações para exportadores — Portal Brasil

%d blogueiros gostam disto: