Encontro de governadores de Brasil e Argentina amplia integração | Portal do Estado do Rio Grande do Sul

Desligado

por Governo do Rio Grande do Sul / Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Investir na interligação estratégica viária, hidrográfica e aérea. Instalar um Centro de Promoção Comercial e de Investimentos em Porto Alegre e outro em uma cidade Argentina com consulado brasileiro. Unificar as regras dos serviços de migração e de vigilância sanitária nas fronteiras entre os dois países. Finalizar o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. Estes são os pontos prioritários da Declaração de Corrientes, assinada na noite desta terça-feira (15), no encerramento do 2º Encontro de Governadores Brasil-Argentina, na cidade de Corrientes (ARG).

O encontro dá prosseguimento às tratativas iniciadas na reunião em Porto Alegre, em 31 de março deste ano. A intenção é consolidar e ampliar as relações binacionais entre estados brasileiros e províncias argentinas. A declaração segue as diretrizes estabelecidas pelo Plano de Ação acordado entre os presidentes da Argentina, Mauricio Macri, e do Brasil, Michel Temer, durante visita do argentino à Brasília, em 7 de fevereiro de 2017.

“A reunião foi positiva. As recomendações são aquelas de dar continuidade do processo, da caminhada que estamos fazendo, de reconstrução do Mercosul. E ficou claro que o processo precisa ser objetivo para obtermos mais integração, mais convivência. E os interesses têm que ser compartilhados. Acredito que é unanimidade entre os governadores brasileiros e argentinos que precisamos olhar para frente. Diminuir as tensões internas e, juntos, buscarmos o mercado internacional”, avaliou o governador José Ivo Sartori.

O governador de Corrientes, Horacio Colombi, afirmou que a união dos governadores mostra aos governos federais de Brasil e Argentina que “as províncias também fazem parte do Mercosul”. Colombi lembrou da necessidade de integração de infraestrutura entre os dois países. “Precisamos de uma nova ponte, ligando a Argentina ao Rio Grande do Sul”, enfatizou.

O ministro do Interior da Argentina, Rogério Frigerio, afirmou que a integração entre os dois países “é uma ferramenta eficaz para melhorar a vida dos nossos povos”. Frigerio disse que o Plano de Ação prevê o fortalecimento do Mercosul. “Precisamos identificar as dificuldades, apresentar propostas concretas e buscar, juntos, novos mercados”.

Para o representante da Embaixada do Brasil na Argentina, Luiz Eduardo Fonseca, o encontro serviu para tomada de decisões que favoreçam a integração das duas nações.

Matéria completa, áudios e mais fotos no Portal do Governo do Rio Grande do Sul, em Encontro de governadores de Brasil e Argentina amplia integração – Portal do Estado do Rio Grande do Sul

%d blogueiros gostam disto: