Mato Grosso exporta volume recorde de soja em portos do norte | CNA Brasil

Desligado

Por Só Notícias via CNA Brasil

As exportações mato-grossenses de soja em grão em julho registraram quantidade embarcada de 1,57 milhão de toneladas, acumulando um total recorde de janeiro a julho de 15,95 milhões de toneladas exportadas. O resultado foi divulgado, esta semana, pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), com base em dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

16/08/2017 – Segundo o relatório, o Arco Sul (com destaque para Santos e Paranaguá) ainda é a principal rota de escoamento da soja de Mato, com um share de 53,47% dos embarques da safra 16/17. Conforme o Imea, o escoamento das regiões Sudeste e grande parte do Centro-Sul do Estado ainda utiliza essas rotas.

O destaque dado pelo instituto é para a exportação via portos do Arco Norte, que registraram a maior participação sobre os embarques de Mato Grosso em relação às últimas safras, de 41,42%. De acordo com o relatório, somente os portos de Santarém e Barcarena tiveram share acumulado de 25,91%, embarcando principalmente a produção da maior região produtora do Estado, a Médio-Norte, além da região Norte.

Para o instituto, “a melhora na logística de Mato Grosso pode aumentar ainda mais a competitividade do Arco Norte, podendo refletir positivamente sobre os preços internos”.

Fonte: CNA Brasil – Confederação da Agricultura e Pecuária

%d blogueiros gostam disto: