por EMBRAPA / Fernando Sinimbu  com informações de Patrícia Rocha / Embrapa Meio-Norte / Foto: Patrícia Rocha

Os técnicos do FIDA conheceram projetos da Embrapa no Piauí e Maranhão

O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), braço da Organização das Nações Unidas, vai analisar as propostas de projetos do programa Aliança para Inovação Agropecuária no Meio-Norte, nas áreas de fruticultura, manejo de recursos naturais e ovinocaprinocultura, para possível adesão. O fundo tem interesse em financiar projetos de pesquisa voltados à inovação tecnológica, acesso à água de qualidade e desenvolvimento humano nos Estados do Piauí e Maranhão.

A ideia foi apresentada nesta quinta-feira 24, pela manhã, por técnicos do fundo ao chefe geral da Embrapa Meio-Norte, Luiz Fernando Leite; e ao coordenador do Programa Viva Semiárido, do Governo do Piauí, Francisco das Chagas Ribeiro Filho.
Os técnicos do FIDA enfatizaram que a preocupação da instituição nos projetos a serem construídos é com a sustentabilidade dos sistemas produtivos. “Nós sabemos que a Embrapa tem essa preocupação”, destacou Emmanuel Bayle, um dos assessores do fundo.

Ao garantir que a Embrapa tem “capital intelectual” para se inserir em várias agendas de projetos, Luiz Fernando Leite abraçou a ideia do FIDA, assegurando que a instituição tem interesse em participar dos programas juntamente com o Governo do Piauí. “Temos um portfólio de tecnologias de produção integrada que não chega ao pequeno produtor. Estamos parados em alguns processos por falta de recursos financeiros”, informou.

O chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Meio-Norte, Oscar Lustosa Júnior, lembrou no encontro que a instituição tem um programa de capacitação de técnicos e pequenos agricultores, podendo criar unidades de aprendizagem com o apoio financeiro do FIDA.

O projeto de formação de agentes multiplicadores de informações tecnológicas, nas 15 escolas famílias agrícolas do Piauí e em 17 do Maranhão, conduzido pela Embrapa Meio-Norte, foi citado na reunião como exemplo de sucesso. Essas escolas, segundo o pesquisador Bruno Souza, seriam então polos de referência no aprendizado de técnicas agrícolas.

Com sede em Roma, na Itália, o objetivo do fundo é financiar, diretamente, recursos adicionais para programas  que promovam o avanço econômico dos pequenos agricultores em regiões pobres. A busca é  pelo melhoramento da produtividade agrícola.  Quase 200 países são membros do FIDA. No Brasil, a Embrapa já opera com o fundo por meio de projetos como o Market Place.

Fernando Sinimbu  com informações de Patrícia Rocha / Embrapa Meio-Norte

Telefone: (86) 3198-0518

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/