Programa gratuito vai promover exportação de indústrias brasileiras | Export News

Desligado

por Export News

Esta é a última semana para indústrias de 18 estados interessadas em atuar no comércio exterior se inscreverem no Rota Global, programa que oferecerá consultoria gratuita para empresas de todos os portes e setores industriais se consolidarem ou começarem a operação no mercado internacional. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de setembro através do site http://www.investexportbrasil.gov.br/.

12/09/2017 – As interessadas deverão preencher um questionário online de avaliação da maturidade de internacionalização da empresa. A meta da primeira etapa é avaliar a capacidade de atuação internacional de pelo menos 500 indústrias – não há limite de inscritos. Todos os candidatos receberão um relatório que identifica pontos fortes e desafios para a inserção internacional e, até o final do mês, 200 empresas serão selecionadas para a próxima fase, que vai até abril de 2018.

Neste período, as indústrias receberão consultoria personalizada e gratuita para construir o plano de negócios de apoio à internacionalização ou consolidação da empresa no mercado externo. O objetivo é promover melhorias concretas na operação internacional em pelo menos 100 delas até junho do ano que vem.

Inicialmente, o Rota Global estará disponível em Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Podem participar empresas com níveis diferentes de experiência no exterior.
A iniciativa, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), é mais um serviço oferecido pelo Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), que visa estimular a ampliação, a diversificação, a consolidação e a agregação de valor das exportações brasileiras. O PNCE, oferecido a empresas de pequeno e médio porte de setores com potencial exportador, integra a política de comércio exterior do governo federal e é executado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

O Rota Global também tem apoio da União Industrial Argentina (UIA) e o Parque Tecnológico de Extremadura (Fundecyt-PCTEX), na Espanha. O programa é executado pela Rede de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), presente em todas as federações estaduais de indústrias, e será financiado com R$ 1,2 milhão obtido junto à AL-Invest, programa da Comissão Europeia de fomento à competitividade de micro, pequenas e médias empresas da América Latina. Por se tratar de um programa internacional, empresas da Argentina e da Espanha também serão atendidas pelas instituições parceiras nesses países.
Assessoria de Comunicação Social do MDIC

Fonte: Programa gratuito vai promover exportação de indústrias brasileiras | Export News

%d blogueiros gostam disto: