AMA e Defesa Civil alertam municípios para chuvas intensas  nas regiões do Vale do Paraíba e Vale do Mundaú (SP)

Desligado

Quadra chuvosa está prevista para começar na segunda quinzena de abril, podendo se estender até agosto; serão chuvas passageiras, mas fortes

A possibilidade de chuvas intensas e inundações nos municípios que compreendem as regiões do Vale do Paraíba e Vale do Mundaú, além das cidades na região Norte do estado, levou a Coordenação Estadual de Defesa Civil a se reunir com coordenadores municipais nesta quarta-feira, na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), em Maceió.

É que a quadra chuvosa prevista para começar na segunda quinzena de abril pode se estender até agosto. Serão chuvas passageiras, porém muito fortes, segundo a capitã Aline Agra, do Corpo de Bombeiros Militar.

Historicamente, as chuvas no período já provocaram grandes desastres. O último, em 2010, deixou milhares de desabrigados e um rastro de destruição em vários municípios.

Hoje, a situação é bem diferente por causa da seca que se estendeu pelas cidades. Com os leitos dos rios secos, a Defesa Civil diz que a ação preventiva deve ser ainda maior. Por isso, uma equipe multidisciplinar já está sendo preparada para ações rápidas, em caso de emergência, com todos os coordenadores municipais sendo mais uma vez capacitados com orientações sobre a importância da atualização dos cadastros.

Conforme o plano de emergência, elaborado pela Comdec e apresentado nesta quarta-feira, constam ações integradas entre as várias secretárias estaduais e as comissões municipais, de modo a garantir uma resposta rápida à população. Para o Coordenador Desastres Naturais, o tenente CB Douglas, é importante que Estado e municípios mantenham firme tal parceria.

 Fonte: Gazetaweb
%d blogueiros gostam disto: