Defesa Civil de Santa Catarina alerta para risco de temporais com vento acima de 60 km/h e granizo | G1

Desligado

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu na manhã desta quarta-feira (19) um alerta por previsão de temporais a partir da madrugada de quinta-feira (20), principalmente na região Oeste do estado, além de parte do Norte.

Conforme a nota, a chance de pancadas de chuva, moderada a forte. “Risco de temporais localizados com vento acima de 60 km/h e granizo. Caso as previsões se confirmem há riscos de alagamentos, inundações, enxurradas, raios, vendavais e granizo”

Uma frente fria, sistema de chuva, avança pelo Rio Grande do Sul. A previsão, que se estende até a madrugada de sexta-feira (21), é de acumulado de chuva pontual de 50 a 70 mm.

Em caso de emergência ou algum problema, moradores podem ligar a para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

Recomendações da Defesa Civil

  • Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
  • Enxurradas: não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo.
  • Raios, ventos fortes e granizo: proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade.

Fonte: Defesa Civil alerta para risco de temporais com vento acima de 60 km/h e granizo | SC / Santa Catarina | G1

%d blogueiros gostam disto: