Campanha incentiva prevenção e tratamento da malária | Portal Brasil

No Dia Mundial da Malária, lembrado nesta última terça-feira (25), o Ministério da Saúde lança uma campanha que incentiva a prevenção e tratamento da doença na Região Amazônica, que concentra 99% dos casos.

O foco é incentivar as pessoas a procurarem o diagnóstico em uma unidade de saúde e, nos casos em que o resultado é positivo, iniciar e completar o tratamento.

“Quem não faz o tratamento completo, mesmo que os sintomas desapareçam, pode acabar tendo agravamento do quadro e, além disso, mantém o ciclo de transmissão da doença”, destacou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Com o slogan “Faça o Tratamento até o fim. Sem a doença, você vive muito melhor”, a publicidade será veiculada na televisão, rádio, internet e outdoors a partir desta terça-feira.

A campanha será divulgada também em carros e barcos de som, para que a informação chegue à população das localidades mais vulneráveis à doença.

Redução dos casos

Em 2016, foram notificados 129,1 mil casos de malária no Brasil, uma redução de 9,7% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 143,1 mil casos. Em 2006, foram quase 551 mil casos da doença, isto é, uma redução de 76,5% nos últimos dez anos. Em relação ao número de óbitos, também houve queda de 67,6%, passando de 105, em 2006, para 34, em 2015.

A Região Amazônica apresentou uma redução de, aproximadamente, 10% do número de casos em 2016 (128,6 mil), comparado com o ano de 2015 (142,6 mil).

Em dezembro do ano passado, o Ministério da Saúde repassou R$ 11,9 milhões para ações de combate e controle de malária na Região Amazônica, onde há predominância de casos. Das 129 mil notificações registradas em 2016, apenas 501 ocorreram fora da região.

 

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Saúde

Fonte: Campanha incentiva prevenção e tratamento da malária — Portal Brasil

%d blogueiros gostam disto: