Satélite meteorológico mais eficaz do mundo envia dados ao Inpe | Portal Brasil

Desligado

O satélite meteorológico mais poderoso do mundo, o GOES-16, tem enviado imagens para o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O equipamento norte-americano transmite informações a cada 15 minutos para atender a diversas áreas de aplicação ambiental.

Os dados são usados para medir a qualidade do ar e visibilidade, clima, formação de nuvens, incêndios, furacões, cobertura de superfície, raios, nevoeiros, ambientes costeiros e marinhos, precipitação e inundações, tempestades severas e tornados, clima espacial e vulcões.

A National Oceanic & Atmospheric Administration (NOAA) alerta que as imagens enviadas à Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais do CPTEC são preliminares e estão sendo submetidas a testes para verificação dos sistemas a bordo do satélite.

“Essa nova geração de satélites representa uma autêntica revolução no monitoramento ambiental. Os benefícios esperados são derivados de um maior conjunto de instrumentos para a melhora do monitoramento meteorológico, ambiental, climático e dos fenômenos de tempo espaciais e os perigos relacionados”, explicou o chefe da Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais do CPTEC/Inpe, Daniel Vila.

O CPTEC e a NOAA mantêm uma parceria para o monitoramento do tempo e clima sobre a América do Sul, resultando em diferentes produtos para a sociedade brasileira.

“Esta parceria nos permite receber e disponibilizar, de forma exclusiva para o Brasil, imagens preliminares do GOES-16 para consolidar a liderança do Inpe na área de satélites ambientais e reafirmar o nosso compromisso com a sociedade”, acrescentou o pesquisador.

Fonte: Portal Brasil, com informações do MCTI

Fonte: Satélite meteorológico mais eficaz do mundo envia dados ao Inpe — Portal Brasil

%d blogueiros gostam disto: