Meio Ambiente: Projeto da Codevasf promove reflorestamento na Caatinga | Portal Brasil

Desligado

Único bioma exclusivamente brasileiro, a Caatinga ocupa cerca de 844,4 mil quilômetros quadrados, 11% do território nacional. A empresa tem fornecido mudas para recuperar áreas de nascentes, além de oferecer apoio técnico para ações de reflorestamento

via Portal Brasil / Foto Arquivo TV Brasil

O Dia Nacional da Caatinga é celebrado todos os anos em 28 de abril. O projeto Nascentes do São Francisco está colaborando para o reflorestamento de áreas degradadas do bioma.

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) tem fornecido mudas para recuperar áreas de nascentes no município de Canindé de São Francisco, além de oferecer apoio técnico para ações de reflorestamento em áreas de nascentes no Alto Sertão de Sergipe.

O projeto, desenvolvido e coordenado pelo Ministério Público de Sergipe, é integrado por órgãos federais, estaduais e municipais e tem como objetivo ampliar a disponibilidade de água na região.

“A Codevasf se apresenta como um órgão efetivo na recuperação de nascentes e de áreas degradadas no semiárido, diminuindo o avanço da desertificação no estado. E a expectativa é que sejamos ainda mais eficientes com a implantação do plano de nascentes e do programa de revitalização da bacia”, afirmou o engenheiro florestal Sérgio Hughes, chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente.

Em 2015, a Codevasf doou uma área de 85,3 hectares de vegetação nativa para a ampliação do Monumento Natural Grota do Angico, uma unidade de conservação da Caatinga localizada entre os municípios de Canindé de São Francisco e Poço Redondo.

Caatinga

A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, ocupa cerca de 844,4 mil quilômetros quadrados – o equivalente a 11% do território nacional – e engloba os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais.

O bioma abriga 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes e 221 abelhas. Cerca de 27 milhões de pessoas vivem na região, a maioria carente e dependente de seus recursos para sobreviver.

Frente ao avançado desmatamento que chega a 46% da área do bioma, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o governo busca concretizar uma agenda de criação de mais unidades de conservação federais e estaduais no bioma, além de promover alternativas para o uso sustentável da sua biodiversidade.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Codevasf –  Projeto da Codevasf promove reflorestamento na Caatinga — Portal Brasil

%d blogueiros gostam disto: