ESPANHA: Governo espanhol aprovou decreto-lei para reforma da estiva… e já há pré-avisos de greve! | Revista CargoRevista Cargo / Portugal

Desligado

Quando olhamos as políticas e organizações aqui no Brasil, temos a idéia de que as coisas são exclusividades de nosso país. Pois bem, lá na Espanha, os estivadores passam também por críticas as leis que amparam este tipo de trabalhador e nem sempre eles entram em um acordo. (grifos nossos). Leia a matéria da revista Cargo, abaixo:

(…) Na passada sexta-feira, o Conselho de Ministros espanhol aprovou uma nova proposta de decreto-lei sobre a reforma do regime de trabalho dos estivadores, esperando que o parlamento aprove o novo texto na próxima quinta-feira. Iñigo de la Serna, ministro espanhol do Fomento, explicou que o novo real decreto-lei vem cumprir a sentença do Tribunal de Justiça da União Europeia (UE). (…)

(…) Desde 2014, a Espanha já acumulou uma multa de 23 milhões de euros por continuar a não cumprir as regras europeias neste sector. Com o novo regime, o Governo espanhol pretende acabar com o monopólio no sector da estiva: liberalizar o estabelecimento de empresas nos portos e a contratação de trabalhadores.(…)

…e continua

(…) Pouquíssimo tempo depois da apresentação do novo Real Decreto, a Coordinadora Estatal de Trabajadores del Mar (CETM) admitiu que “os trabalhadores da estiva se sentem enganados e recusam de forma absoluta e enérgica o novo Real Decreto Lei”, argumentando desconhecer o seu conteúdo. Neste sentido, já foi lançado pré-aviso de greve a partir do próximo dia 24. (…)

Fonte – Revista Cargo (Portugal) adaptado pela Redação. Veja mais informações em Governo espanhol aprovou decreto-lei para reforma da estiva… e já há pré-avisos de greve! – Revista CargoRevista Cargo

%d blogueiros gostam disto: