PE: SES estrutura ações de emergência em Rio Formoso | Governo de Pernambuco

Desligado
 Iran Costavia Governo de Pernambuco

30 de maio de 2017, às 16h26min – Nesta terça-feira (30.05), equipes da Secretaria Estadual de Saúde (SES), incluindo as áreas de vigilância, assistência, regulação em saúde e engenharia, continuam suas atividades nos municípios do Agreste e Zona da Mata Sul atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias. Em Rio Formoso, uma das cidades que teve as unidades de saúde mais afetadas pelas enchentes, o trabalho está sendo coordenado, durante todo o dia, pelo secretário da pasta, Iran Costa.

Uma reunião emergencial reuniu grupos de trabalho da gestão estadual e municipal, envolvendo as secretarias de Saúde, Infraestrutura, Serviços Públicos, Educação e Assistência Social. O secretário e os secretários executivos de Coordenação Geral, Ana Callou; Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Ricarda Samara; e Administração e Finanças, Adelino Neto, realizaram vistorias para elaborar um diagnóstico situacional pontuando os principais problemas estruturais que acometem a cidade para promover as intervenções mais necessárias.

A iniciativa se enquadra no trabalho estabelecido pelo governador Paulo Câmara, que instalou o Gabinete de Crise, unificando as ações do Governo do Estado no enfrentamento às fortes chuvas que caíram no último final de semana. “O Governo de Pernambuco está presente, em um momento delicado como este, em todos os municípios que estão precisando ser reestruturados. Vamos encaminhar as principais demandas da Saúde e também de outras áreas para nossa sala de situação instalada na sede da Secretaria. O Hospital Municipal Maria José Monteiro, único na cidade, está fechado. Dos nove postos de saúde, cinco foram atingidos e também estão sem acesso, pois as áreas rurais ainda estão isoladas. Há falta de medicamentos e outros insumos”, afirmou o secretário Iran Costa.

Desde a última segunda-feira (29.05), a SES já repassou à Secretaria de Saúde de Rio Formoso diversos insumos, como soros fisiológico e glicosado, material para curativo, fralda, anti-sépticos; equipamentos como estetoscópio, tensiômetro e máscara de nebulização; e insumos para diabéticos, como tiras de glicemia e glicosímetros.

Será montado, ainda, no município, um Hospital de Campanha para viabilizar o atendimento de urgência e emergência para a população. Já foi identificado o local para a instalação da unidade, que será viabilizada pelo Exército.

De acordo com a Defesa Civil de Pernambuco, cerca de 7 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas na cidade. Quase 500 estão em cinco abrigos, montados em escolas e pontos cedidos por usinas. Houve ocorrência de 36 casos de deslizamento de barreiras. A população total de Rio Formoso é de 23.282 habitantes.

Vários órgãos estaduais estão recebendo donativos para encaminhar para os atingidos pelas chuvas dos últimos dias na Zona da Mata Sul e Agreste. A Secretaria Estadual de Saúde também está engajada nessa rede de solidariedade. Além da sede da SES, localizado na Rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519, no bairro do Bongi, na zona Oeste do Recife, as doações podem ser feitas na I Gerência Regional de Saúde (Geres), unidade administrativa da SES localizado na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista, área central da capital. Os dois locais estão recebendo os mantimentos das 8h às 17h.

Para saber o endereço de outros órgãos para fazer as doações, basta checar o endereço http://seliga.ai/DoaçõesChuva. Os principais itens para doação são colchão, cobertores, água, alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal.

Fonte: Governo de Pernambuco

%d blogueiros gostam disto: