Análise confirma segurança alimentar de aves vendidas para a UE | Portal Brasil

Desligado

Relatório enviado à União Europeia confirma segurança alimentar e sanitária na produção. Ministério vai reforçar número de fiscais. Mesmo com relatório que comprova ausência de bactéria, ministério reforçou procedimentos antes e depois do abate

por Arquivo/Agência Brasil

03/07/2017  – O Ministério da Agricultura enviou à União Europeia um relatório que comprova a segurança alimentar de aves produzidas no Brasil. As análises feitas em frigoríficos descartaram a existência de dois tipos de salmonelas que podem afetar a saúde pública: a tifimurium e a enteritidis.

Além das analises, o ministério informou ao bloco que reforçou medidas de controle sanitário para impedir a presença da bactéria. O relatório, segundo a pasta, é uma resposta a supostas inconformidades apontadas pela missão europeia que veio ao Brasil no início de maio.

Na época da missão, eles insistiram na necessidade de os frigoríficos melhorarem a fiscalização dos produtos, com reforço nas equipes de fiscais. “Para atender a essa exigência, o ministério vai contratar emergencialmente, em até 60 dias, 300 médicos veterinários”, informou o ministério, por meio de nota.

Esses novos profissionais vão atuar junto aos auditores fiscais federais agropecuários em plantas frigoríficas. Eles vão atender às unidades que exportam para a União Europeia e farão avaliações antes e depois do abate dos animais.

Concurso público

Também está em andamento, junto ao Ministério do Planejamento, a solicitação para realizar concurso de mil fiscais para suprir a demanda dos próximos dez anos. “A comunidade europeia é uma das prioridades por ser cliente antigo, que compra muito e que auxiliou o Brasil a aprimorar a defesa agropecuária com suas exigências”, explicou o ministério na nota.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Fonte: Análise confirma segurança alimentar de aves vendidas para a UE — Portal Brasil

%d blogueiros gostam disto: