Governo divulga ações ambientais em Fórum | InforMMA

Desligado

Durante evento em Campinas, espaço montado pelo MMA informa gestores de todo o país sobre as principais políticas de conservação.

PAULENIR CONSTÂNCIO / Enviado especial a Campinas (SP)

12/07/2017 – Em três dias de atendimento, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) movimentou o Fórum Brasil de Gestão Ambiental, que termina nesta quarta-feira (12/07), em Campinas (SP). O espaço montado pelo MMA no evento informou centenas de participantes sobre as políticas ambientais do país. O destaque foi a procura por orientações sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Os técnicos do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão responsável pelo sistema de cadastramento, realizaram mais de 70 atendimentos diariamente.

Acesse as fotos

Os atendimentos no estande do MMA foram desde o esclarecimento de dúvidas a reuniões diárias entre equipes do governo federal e representantes de organizações não governamentais e do setor privado. Os técnicos da Secretaria de Biodiversidade do MMA chegaram a antecipar a discussão de agendas em comum, que demandariam encontros em Brasília.

Para Rejane Mendes, técnica do SFB, a procura superou as expectativas. A equipe levou 70 cartões de memória para gravação de informações do banco de dados do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), que esgotaram em poucas horas de atendimento. “Mesmo estando disponível no site do Serviço Florestal, alguns gestores preferiram copiar do banco de dados e levar em cartão de memória”, explicou. As informações públicas sobre imóveis cadastrados, vegetação nativa remanescente e áreas de preservação permanente e reserva legal serão usadas por eles para planejar ações em seus municípios.

FORMAÇÃO

Camila: contribuiçãoOs organizadores do Fórum estimam que mais de 4 mil pessoas participaram de pelo menos um dos 30 eventos realizados. É o caso de Camila Fernanda Ignácio, estudante de Geografia da PUC de Campinas. “São palestras que contribuem muito para a formação na área ambiental”, avaliou.

Já Denise Sena, coordenadora de Meio Ambiente da Prefeitura de Campina Grande (PB), aproveitou o espaço do MMA para divulgar o trabalho que vem realizando em sua cidade. O projeto “Minha Árvore”,  implementado com recursos do licenciamento ambiental do município paraibano, tem contribuído para o paisagismo e melhoria da qualidade de vida local. “É só ligar e dizer que quer uma árvore em frente a sua casa. Nós plantamos e o morador assume o compromisso de cuidar”, afirma.

Entre os vários atendimento, também foram solicitadas informações sobre o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo). “Perguntas sobre como formar uma brigada de incêndio no município foram frequentes”, afirma Márcio Marques, brigadista do Ibama. Ao lado do brigadista Diego Máximo, eles informaram que o programa tem como foco as unidades de conservação do país.

Fonte: Notícias – InforMMA

%d blogueiros gostam disto: