Campanha alerta para riscos de escalpelamento na Amazônia | Portal Brasil

Desligado

por Portal Brasil / Arquivo EBC

ACIDENTE: Problema recorrente na região ocorre quando pessoas se aproximam do motor dos barcos e têm seus cabelos puxados pelo eixo. Só no Amapá, foram mais de 140 vítimas nos últimos 10 anos

31/07/2017 – Comunidades ribeirinhas da Amazônia vão receber material informativo de alerta aos riscos de escalpelamento. A campanha foi iniciada em ação ao Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento, lembrado nessa segunda-feira (28).

Só no Amapá, foram mais de 140 vítimas nos últimos 10 anos. Para a secretária de Políticas para as Mulheres (SPM), Fátima Pelaes, a campanha é necessária porque ainda hoje esses acidentes acontecem, “deixando sequelas imensas às vítimas e seus familiares”.

O grave ferimento ocorre quando as vítimas, ao se aproximarem do motor dos barcos por acaso, têm seus cabelos repentinamente puxados pelo eixo. A forte rotação ininterrupta do motor ao enrolar os cabelos em torno do eixo, arranca inexoravelmente todo ou parte do escalpo (parte superior da cabeça), inclusive orelhas, sobrancelhas e por vezes uma enorme parte da pele do rosto e pescoço, levando a deformações graves e até à morte.

O material informativo esclarece comunidades ribeirinhas sobre a prevenção e a legislação em vigor sobre o tema. “Temos que orientar sobre as formas de prevenção e cobrar a aplicação da lei, que obriga proteção no motor, eixo e partes móveis das embarcações”, afirmou a secretária Fátima Pelaes.

A campanha faz parte da parceria entre as equipes da SPM, em conjunto com a Marinha do Brasil e a Associação de Mulheres Ribeirinhas e Vítimas de Escalpelamento da Amazônia (AMRVEA).

Fonte: Portal Brasil, com informações da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres

Fonte: Campanha alerta para riscos de escalpelamento na Amazônia — Portal Brasil

%d blogueiros gostam disto: