Portal Único de Comércio Exterior é apresentado em evento na FIERGS | Receita Federal

Desligado

por Receita Federal

ADUANA: O evento deu prosseguimento a uma série de eventos de divulgação junto a representantes do setor privado. Foi realizado nesta segunda-feira (28), na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul – FIERGS, workshop de divulgação do Portal Único de Comércio Exterior e dos Novos Processos de Exportações e Importações. O evento, organizado pela FIERGS com o apoio da Superintendência da Receita Federal da 10a. Região Fiscal, foi prestigiado por cerca de 160 representantes de empresas exportadoras e importadoras e profissionais de comércio exterior do estado.

31/08/2017 – O coordenador do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Concex) da FIERGS, Cezar Müller, destacou na abertura do evento que os procedimentos e controles administrativos e burocráticos inerentes à atividade são os principais obstáculos à competitividade das empresas no mercado internacional. “Portanto, simplificar processos e procedimentos é uma pauta constante na agenda do setor empresarial”, disse Müller, ao ressaltar que o Portal Único gera importante avanço na redução da burocracia alfandegária e aduaneira.

O Superintendente Regional da Receita Federal, auditor-fiscal Paulo Renato Silva da Paz, chamou a atenção, por sua vez, para a importância das ações do Portal Único, em especial para o incremento que os novos processos trarão na segurança logística do comércio exterior, aumentando com isso a confiabilidade e promovendo o incremento da participação dos exportadores brasileiros no mercado internacional.

O gerente do Programa Portal Único, auditor fiscal Frederico Froés Fontes, conduziu, em seguida, palestra com o objetivo de apresentar o programa e seus projetos, com destaque para o novo processo de Exportações, a Declaração Única de Exportação – DU-E e o novo processo de Controle de Carga e Trânsito – CCT, além de apresentar ao público presente um esboço do novo processo de Importações e das duas entregas previstas para 2017: o Despacho Sobre Águas e a primeira versão do Pagamento Centralizado do Comércio Exterior. Na apresentação foi destacado o compromisso com a eliminação de papeis, a diminuição do número de documentos a serem entregues pelo exportador e o importador, o aumento na celeridade e a simplificação dos processos, que têm como meta reduzir em cerca de 40% o tempo e em aproximadamente 14% o custo das operações.

O evento deu prosseguimento a uma série de eventos de divulgação junto a representantes do setor privado. Eventos semelhantes já foram realizados na FIESP, FIERJ, FIEMG e FIEB.

Fonte: Portal Único de Comércio Exterior é apresentado em evento na FIERGS — Receita Federal

%d blogueiros gostam disto: