Em Brasília, delegação sul-coreana aborda os usos da água | Agência Nacional de Águas

chamada

por ANA / texto Flávia Medeiros / Banco de Imagens ANA

Recursos hídricos, saneamento e melhoria da gestão da água foram alguns dos temas abordados durante a visita da delegação da Corporação de Água da Coreia (K-Water, sigla em inglês) à sede da Agência Nacional de Águas (ANA), nesta sexta-feira (18), em Brasília. Durante o encontro, realizado da Sala de Vidro, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a um vídeo institucional do 8º Fórum Mundial da Água e de receber informações sobre o andamento das atividades do Processo Temático.

18/8/2017 – Ricardo Andrade, diretor executivo do 8º Fórum, deu boas-vindas à delegação e lembrou do 7º Fórum Mundial da Água, realizado nas cidades de Daegu e Gyeongju, na Coreia do Sul, em 2015, que reuniu mais de 35 mil pessoas. “Estamos com a responsabilidade de repetir o sucesso do evento. Vocês elevaram muito o nível do Fórum e agora temos que alcançar o mesmo patamar”, pontuou. Ele aproveitou a oportunidade para convidar os visitantes para o Fórum Mundial em 2018.

Durante a reunião, Ana Paula Fioreze, membro da Comissão do Processo Temático do 8º Fórum, falou sobre as atividades que vêm sendo realizadas pelo grupo. Ela chamou os coreanos para participar das sessões temáticas que irão acontecer durante o maior encontro de águas do planeta.

A reunião contou, ainda, com apresentações sobre as ações realizadas pela K-Water e pela ANA. O encontro marcou o retorno das tratativas do Memorando de Entendimento entre a ANA e a K-Water, firmado em 22 de setembro de 2015, em Seul, capital da Coreia do Sul. A parceria tem como prioridade promover a troca de informações sobre gestão de recursos hídricos e identificar ações de cooperação em áreas técnicas.

Sobre a K-Water

A Corporação de Água da Coreia é uma empresa pública criada em 1967, com foco em recursos hídricos, água, saneamento e desenvolvimento de energias renováveis. O objetivo da organização é desenvolver e gerenciar recursos hídricos e contribuir com o crescimento econômico da Coreia do Sul por meio de projetos que garantam o abastecimento e o aumento da qualidade da água. A região possui apenas 17% dos recursos hídricos disponíveis para uso.

Presença

Participaram da reunião o gerente-geral da K-Water, Seungryong Jung, os gerentes Byungheun Oh e Jee-in Min e o intérprete Yo-hwan Yun. Além de Ricardo Andrade, que também é diretor de Gestão, estiveram presentes, por parte da ANA, Gisela Forattini, diretora de Planejamento, Flávio Troger, superintendente adjunto de Planejamento, Raimundo Lima, coordenador de Cooperação Internacional, Carlos Motta, superintendente adjunto do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh), Ana Paula Fioreze, superintendente adjunta de Operações e Eventos Críticos, e Victor Sucupira, superintendente adjunto de Implementação de Programas e Projetos.

8º Fórum Mundial da Água

O Fórum Mundial da Água é um espaço privilegiado para trocar experiências, analisar problemas e buscar soluções relacionadas ao uso consciente da água em todo o planeta. O evento é um processo de três anos, em que mais de 40 mil pessoas (cidadãos comuns, especialistas, gestores públicos, legisladores e tomadores de decisões) participam de debates pela internet e de eventos preparatórios que ajudam a construir o evento. O 8º Fórum Mundial da Água será realizado entre os dias 18 e 23 de março de 2018, em Brasília.

O evento é organizado pelo Conselho Mundial da Água (WWC), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Agência Nacional das Águas (ANA) e Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa). A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) é integrante do Comitê Organizador Nacional (CON). Saiba mais sobre o Fórum.

Texto:Flávia Medeiros – Comunicação 8º Fórum Mundial da Água

Fonte: Agência Nacional de Águas

%d blogueiros gostam disto: