Águas do São Francisco chegam ao primeiro reservatório do Eixo Norte do Projeto | Portal Brasil

Desligado

por Portal Brasil / Arquivo/PAC

Segurana Hídrica: Nessa segunda-feira (11), a água chegou ao reservatório Tucutu – primeiro do eixo – situado após sete quilômetros da primeira estação de bombeamento, em Pernambuco. Segundo ministro, até o fim do primeiro semestre de 2018, as águas estarão na última estrutura do Eixo Norte.

12/09/2017 – As águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco devem chegar ao município de Jati (CE) até janeiro de 2018. Até lá, o projeto já terá atendido Pernambuco e seguirá rumo à Paraíba e ao Rio Grande do Norte.

Nessa segunda-feira (11), as águas chegaram ao reservatório Tucutu – primeiro do eixo – situado após sete quilômetros da EBI-1. Foram abertas as comportas desse açude, para que as águas avancem pelos canais até o reservatório Terra Nova, completando 45 quilômetros com água no Eixo Norte.

“A previsão é de que até o final do primeiro semestre de 2018 as águas estejam na última estrutura do Eixo Norte em direção ao estado potiguar”, explicou o ministro da pasta, Helder Barbalho. O ministro vistoriou o andamento das obras da primeira etapa (1N) do Eixo Norte que passa por Ceará e Pernambuco.

Em Cabrobó (PE), as equipes técnicas do ministério acompanharam os serviços na primeira estação de bombeamento (EBI-1), responsável por impulsionar as águas do Velho Chico por mais 43,9 quilômetros subsequentes até chegar ao reservatório Terra Nova, no mesmo município. O enchimento das estruturas nesse trajeto deverá ser finalizado em até 15 dias.

Estação de bombeamento

A EBI-1 tem capacidade de elevar a água a 36 metros – altura similar à de um edifício de 12 andares. Também é composta por dois conjuntos de motobomba que, juntos, pesam mais de 200 toneladas, o equivalente a 200 veículos populares. As Estações de Bombeamento são estruturas responsáveis por elevar a água de um terreno mais baixo para um mais alto. O Eixo Norte possui três estações distribuídas ao longo de 260 quilômetros de extensão – EBI-1, EBI-2 e EBI-3.

Juntas, as três EBs vão impulsionar a água em 181 metros acima do nível do rio São Francisco – altura que pode ser comparada a um prédio de 58 andares. O Eixo Norte abrange a construção de 15 reservatórios, oito aquedutos, três túneis, canais, além das estações.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Integração

Fonte: Águas do São Francisco chegam ao primeiro reservatório do Eixo Norte do Projeto — Portal Brasil

%d blogueiros gostam disto: