Sistema NOVVS®RA

O NOVVS®RA É UM SISTEMA INFORMATIZADO DE CONTROLE ADUANEIRO, ESPECIALISTA NO ATENDIMENTO AS DEMANDAS DE PORTOS, TERMINAIS, TUP`S, REDEX E CLIAS

Sua estrutura foi desenvolvida objetivando maior flexibilidade nas regras processuais deste tipo de negócio, tendo em vista as contínuas alterações e melhorias aplicadas pela Receita Federal do Brasil por intermédio de suas delegacias.

É um sistema voltado para operadores que atuam em terminais de contêineres, armazéns sujeitos ao controle da Receita Federal e demais órgãos intervenientes, gerenciando o fluxo de processos em todas suas etapas. Oferece controle em tempo real de todo deslocamento e localização da carga, seja ela solta ou conteinerizada, além de um completo sistema de faturamento que permite aplicar tarifas específicas para as mais diversas situações.


LEGISLAÇÃO

O NOVVS®RA atende as exigências previstas na legislação conforme as instruções normativas contidas no Art. 39°, do Ato Declaratório Executivo Conjunto Coana/Cotec n° 2, de 26 de setembro de 2003 (e correções), Portaria n° 79 de 22 de julho de 2009 (9 Delegacia da RFB) e vistorias previstas no Art. 1° da Instrução Normativa SRF n° 682, de 4 de outubro de 2006 e Portaria RFB 143, de 22 de fevereiro de 2022 (API Recintos).

Conheça o Portal da RFB e suas consultas

Benefícios do sistema

RESULTADOS OBTIDOS NA IMPLANTAÇÃO DESTE NOVO MODELO DE NEGÓCIO

  • Faturamento automatizado, com processamento em consonância a proposta comercial previamente aprovada com geração de romaneio de faturamento em PDF (disponibilizado em área exclusiva para acesso ao cliente).
  • Permite acionistas e administradores o acompanhamento em tempo real das operações e fluxo financeiro, sem a necessidade de instalação do sistema em seus equipamentos, tendo em vista estar disponível uma área de relatórios desenvolvidas exclusivamente com essa finalidade.
  • Gestão de Regimes Especiais – Entreposto Aduaneiro.
  • Alta rastreabilidade e cooperações entre departamentos.
  • Câmbio atualizado diariamente (PTAX)

  • Maior planejamento, pois permite a antecipação dos lotes a serem recebidos no Recinto, possibilitando a priorização de entrada ou saída de acordo com os diferentes tipos de trânsitos e tratamentos aduaneiros.
  •  Acesso em tempo real as informações da carga , situação de carregamento e solicitações de serviços.
  •  Donwload da documentação emitida pelo recinto (TFA`s, Ficha de Lote, Tickets de Pesagem, etc) diretamente através do Portal de Atendimento Web.
  • Os controles e fluxos operacionais respondem as exigências do ato declaratório e legislações em vigor exigidas pela Receita Federal.

 

Diferenciais

 

FLUXO DE DOCUMENTOS DIGITAIS

Desde sua concepção, o sistema NOVVS®RA buscou a abertura de processos e o gerenciamento das informações por meio da documentação totalmente digitalizada. Neste contexto, alguns benefícios podem ser citados:

  • Maior agilidade na aberturas de processos e tempo hábil para um melhor planejamento feito pelo despachante a partir da área de Atendimento ao Cliente.
  • Diminuição significativa de documentos físicos e impressões.
  • Acesso rápido dos conferentes aos documentos para constatação e/ou análise de divergências apontadas pelo sistema.
  • Acesso integral a Receita Federal a cópia digitalizada de toda documentação aduaneira, permitindo maior transparência nos processos.

Principais funcionalidades

SOLUÇÃO INTEGRADA

Integração com balança rodoviária para captura de peso automatizado, balanças de precisão utilizadas nos armazéns, sistema de OCR para validação de acesso de veículos e unidades conteinerizadas, sem a necessidade de digitação e Sistema de Acesso, autenticação de pessoas e fornecendo dados para liberação ou não a áreas restritas por meio de catracas ou leitores de cartões de acesso.

 

ÁREA EXCLUSIVA DE ATENDIMENTO AO CLIENTE

Aproximar e bem informar os clientes é importante para a manutenção do relacionamento comercial além de, é claro, ser parte fundamental  do conjunto de fatores que determinam a qualidade. Nesse sentido, o sistema NOVVS®RA possui área exclusiva de acesso a clientes e despachantes, informando-os em tempo integral sobre as diversas informações de sua carga armazenada. É também fonte de documentação oficial emitida pelo Recinto. Permite agendamento de serviços, acompanhamento da movimentação, avisos sobre pendências ou necessidades documentais, entrada ou saída de fração de lote e acompanhamento do saldo de inventário. É sem dúvida a ferramenta que irá suprir as necessidades de informações do seu cliente e permitir que os colaboradores possam otimizar seu esforço nas operações internas, aumentando assim, a eficiência operacional do Recinto.

Mais sobre o portal de Atendimento ao Cliente

COMPATIBILIDADE

O NOVVS®RA é compatível com os principais sistemas operacionais do mercado.