Sistema de Abastecimento de Água beneficia famílias do interior de Santa Maria | Portal do Estado do Rio Grande do Sul

Desligado
Por Gov do Rio Grande do Sul /  Foto: Saul Teixeira/SOP
Abrir a torneira e ter água potável para beber, cozinhar e tomar banho. Um antigo sonho que passou a ser realidade para as 80 famílias que moram no Rincão Nossa Senhora Aparecida, no distrito de Arroio do Só, região rural de Santa Maria, nesta sexta-feira (4).

A Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação (SOP) e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) entregaram o sistema de abastecimento de água, que conta com rede de abastecimento, reservatório e outros elementos para garantir água de qualidade, durante todo o ano. Antes, os moradores tinham água captada em uma vertente que secava em períodos de estiagem.

Com investimento de R$ 600 mil, a intervenção acabará com um problema histórico da região, que frequentemente necessitava de caminhão pipa disponibilizado pela Defesa Civil do município.

O secretário da SOP, Fabiano Pereira, destacou a importância do investimento para a comunidade. “A partir de agora, as famílias poderão contar com a qualidade da água da Corsan. A água é um bem essencial e sua qualidade resulta em mais saúde”, afirmou. O secretário adiantou que até o final do ano estará concluída a extensão da rede de abastecimento, em mais três quilômetros, para contemplar 20 famílias da comunidade Tronqueiras, próxima dali.

Conforme o superintendente Regional da Corsan, José Roberto Ceolin Epstein, foi perfurado um poço artesiano, construído abrigo, extensão de rede de alta tensão e subestação de energia, e instalados um booster e uma caixa de água de 15 metros cúbicos. Também foram executados 8,5 quilômetros de rede de abastecimento.

O prefeito Jorge Pozzobom também participou da entrega da obra e destacou a ação conjunta da prefeitura, da Câmara de Vereadores e do governo do Estado para auxiliar os distritos de Santa Maria. “A velha política não nos serve. Trabalhamos para trazer boas notícias para Santa Maria, independente de partidos”, afirmou.

Texto: Saul Teixeira/Ascom SOP 
Edição: Denise Camargo/Secom

Fonte: Sistema de Abastecimento de Água beneficia famílias do interior de Santa Maria – Portal do Estado do Rio Grande do Sul

%d blogueiros gostam disto: