Ações da Codevasf amenizam efeitos de estiagem no Ceará | Portal Brasil
por Portal Brasil / Arquivo/ EBC
DESENVOLVIMENTO: Mais de 8 mil cisternas passam a colaborar no armazenamento de água; está prevista ainda para agosto a instalação de mais 300. Somente em 2017 já foram disponibilizados mais de 186 mil reservatórios.
21/08/2017 – A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) instalou reservatórios nos municípios de Carnaubal, Crateús, Poranga, Quiterianópolis e São Benedito, no Ceará. A medida faz parte das ações do governo federal para universalização do acesso à água.
Mais de 8 mil cisternas para armazenamento de água atendem famílias atingidas pelos efeitos da estiagem no interior do estado. Segundo o coordenador do programa, Daniel Borges de Oliveira, está prevista ainda para agosto a instalação de mais 300 cisternas nos municípios de Poranga e Carnaubal.
Os trabalhos foram além dos reservatórios. A Codevasf também perfurou e equipou quatro poços no estado do Ceará, sendo três no município de Crateús e um em novo Oriente. Ainda neste mês, o funcionamento estará garantido, com a ligação elétrica.
Acesso à água
Já foram disponibilizados em 2017 mais de 186 mil reservatórios desse tipo, benefício para 930 mil pessoas que vivem e produzem em comunidades rurais difusas da Bahia, Norte de Minas, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Piauí, Ceará e Maranhão.
Outra medida para amenizar os efeitos da estiagem é a construção de barreiros – ao todo, foram 508, atendendo mais de 20 mil famílias – e a instalação de sistemas de abastecimento de água – já são 45, beneficiando 1.350 famílias.
Fonte: Portal Brasil, com informações da Codevasf
Fonte: Ações da Codevasf amenizam efeitos de estiagem no Ceará — Portal Brasil