CEARÁ: Governador Camilo Santana acompanha obras da Transposição do Rio São Francisco e do Cinturão das Águas

por Portal do Governo do Ceará / Caio Faheina / Fotos: Ascom / Governo do Ceará

Recursos Hídricos: governador Camilo Santana acompanha obras da Transposição do Rio São Francisco e do Cinturão das Águas. Na visita, o chefe do Executivo afirmou que vai acompanhar o andamento das intervenções hídricas todos os meses até que as duas estejam prontas

01/08/2017 – O governador Camilo Santana visitou, nesta sexta-feira (1º), as obras da Transposição do Rio São Francisco e do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), na região do Cariri. Ele adiantou que vai acompanhar, nos locais, o andamento das intervenções hídricas todos os meses até que ambas estejam concluídas. As obras estão com 96,40% e 80% (Trecho I do CAC) de execução e a projeção é de que as águas do São Francisco cheguem em solo cearense até dezembro, após meses de articulação do governador Camilo Santana com o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho.

“Tomei a decisão de visitar todo mês as obras, apesar de a Transposição ser uma obra federal. Há um compromisso da empresa de acelerar a construção a partir deste mês de setembro, garantindo que essa água chegue, no mais tardar, até dezembro”, afirmou o chefe do Executivo durante a visita.

Juntamente com o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, o governador sobrevoou as obras da Transposição no trecho entre Jati, no Ceará, e o município de Salgueiro, em Pernambuco, com parada no município cearense de Penaforte. Depois, seguiu para as intervenções do CAC, em Missão Velha, onde visitou o túnel Veneza – a maior obra do Cinturão, com 2.322 metros de extensão, inaugurada em junho deste ano.

Por fim, Camilo Santana esteve na comunidade de Sítio Alto, no município de Brejo Santo, para percorrer parte do túnel que leva o nome da comunidade. O equipamento faz parte do Trecho II do CAC. “É o segundo túnel de Jati em direção a Nova Olinda. Estamos, aqui, no processo de conexão, de conclusão, do canal com o túnel. Esse trecho, que segue até os primeiros 53 km, vai receber as águas do São Francisco aqui no Ceará”, disse o governador.

A matéria completa e outras fotos, no portal do Governo do Ceará em Recursos Hídricos: governador Camilo Santana acompanha obras da Transposição do Rio São Francisco e do Cinturão das Águas

%d blogueiros gostam disto: