Sistema meteorológico reforça monitoramento de enchentes no Amazonas | Portal Brasil

por Portal Brasil / Arquivo/Ministério da Defesa

Condições das Bacias: Equipamento vai permitir emissão mais eficiente de alertas à população amazonense. Banco de dados articula informações hidrológicas e meteorológicas das bacias.

29/08/2017  – Para garantir a assistência aos moradores de cidades afetadas por enchentes no Amazonas, os ministérios da Defesa e da Integração Nacional lançaram o  Sistema Integrado de Monitoramento e Alerta Hidrometeorológico da Amazônia (SIPAMHidro).

O equipamento fornece informações de monitoramento e previsão dos níveis dos principais rios que compõem a Bacia Amazônica e suas sub-bacias, entre essas, as dos rios Amazonas, Tocantins e Araguaia.

Com a medida, os técnicos poderão reunir informações pra preparar intervenções adequadas para assistir à população.

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, destacou que a ferramenta será fundamental para as populações que vivem na Região Amazônica e que estão vulneráveis aos eventos extremos de natureza hidrometeorológica.

“Esse sistema tem a condição de antecipar e, em alguns casos, até de evitar situações problemáticas relacionadas ao clima, porque ele conseguirá prever situações de seca, tempestades e condições de navegabilidade com até duas horas de antecedência”, afirmou o ministro.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Defesa

Fonte: Sistema meteorológico reforça monitoramento de enchentes — Portal Brasil

%d blogueiros gostam disto: